O Projeto Tamar em Florianópolis surgiu no ano de 1981, com o foco de proteger as tartarugas marinhas, que correm risco de extinção.
Inicialmente, o Projeto Tamar em Florianópolis começou com a vinda, para o litoral, de estudantes de Oceanografia da Universidade Federal de Rio Grande (FURG), com o objetivo de estudar melhor os hábitos das tartarugas marinhas.
Durante essas expedições da Universidade, os estudantes começaram a notar que muitas tartarugas estavam morrendo, por causa da falta de conhecimentos dos pescadores da região. Acontecia que os pescadores não sabiam como alinhar suas atividades a necessidade de preservar a vida das tartarugas marinhas.
Assim, surgiu o Projeto Tamar em Florianópolis, que teve sua base inaugurada em 2005, localizada mais precisamente na Barra da Lagoa. Pronto para conhecer melhor o Projeto?
O Projeto Tamar em Florianópolis atua na pesquisa, preservação e manuseio das cinco espécies de tartarugas marinhas existentes no litoral brasileiro, todas as cinco espécies estão ameaçadas de extinção.
A sua criação se deu principalmente para reduzir os efeitos da pesca predatória das tartarugas marinhas que passam pela região.
As instalações do Projeto em Floripa contam com algumas atrações que chamam a atenção dos visitantes. Logo no início, encontramos grandes esculturas das espécies de tartarugas marinhas que desovam no Brasil. Além disso, encontramos painéis com fotos explicativas sobre o ciclo de vida e a anatomia das tartarugas.
É claro que o momento mais esperado é a visitação das tartarugas, lá você vai encontrar cinco tanques para observar as tartarugas nadando. A visita no geral inclui um guia que vai te explicando em detalhes tudo sobre o trabalho deles no Projeto.
Existem momentos em que a interação com as tartarugas é ainda maior. Na hora das refeições, os visitantes podem servir pedaços de peixes às tartarugas, claro, tudo com a orientação dos guias.
Hoje, o Projeto Tamar está presente em diversas cidades litorâneas brasileiras, são 23 bases no total. Existem dois tipos de unidades do Projeto Tamar:
– Unidades dedicadas apenas à preservação das tartarugas marinhas; e
– Unidades dedicadas à preservação e à visitação do público, com objetivo de trazer engajamento para o projeto e ajudar a angariar fundos.
Como já falamos, a unidade do Projeto Tamar em Florianópolis pode ser visitada, quer descobrir quando e como? Então, vamos para o próximo tópico.
Para visitar o Projeto Tamar em Florianópolis, indicamos que consulte os dias e horários no site do próprio Projeto, clicando aqui. Você vai encontrar o endereço e os contatos para tirar possíveis dúvidas.
O valor do ingresso é de R$28,00, inteira, e de R$14,00, meia-entrada. Crianças de até 5 anos e moradores da Barra da Lagoa não pagam.
O Projeto Tamar em Florianópolis possui uma programação diferente para cada dia da semana, então consulte previamente para não deixar de participar de nada.
Uma das atividades mais esperadas é a “Hora do banho”. A atividade é voltada para as crianças que podem interagir com as tartarugas dentro do tanque. Outra atividade legal é a “alimentação interativa”, como comentamos acima, você poderá dar peixes para as tartarugas nas horas das refeições.
O centro de visitações conta também com uma sala de vídeos sobre as tartarugas, bem como um acervo de cascos, ossadas e maquetes.
Vale muito a pena visitar o Projeto. Então, se você veio para Florianópolis não pode deixar de conhecer esse lugar.
Por fim, você vai encontrar uma simpática lojinha com objetos relacionados ao trabalho desenvolvido pelo Projeto. Tartarugas de pelúcia, camisetas, bonés, mochilas, chaveiros, ímãs de geladeira, tudo com a temática do Projeto e das tartarugas marinhas.
A renda obtida com a venda dos objetos é destinada ao financiamento do trabalho, ou seja, é uma maneira que as pessoas podem apoiar a causa.
Como é importante ter projetos como esse para preservar animais que estão ameaçados de extinção, não é verdade?
Esperamos que esse conteúdo tenha sido proveitoso para você e que agora conhecendo melhor um pouco do Projeto Tamar em Florianópolis, você possa vir nos visitar e conhecer também esse trabalho tão bonito e importante para o meio ambiente.
Falando em viajar, queremos te indicar nosso conteúdo sobre como fazer uma viagem econômica, são dicas valiosas para não desperdiçar seu dinheiro.
Para mais conteúdos sobre passeios, praias, viagens, restaurantes e hospedagens, visite nosso blog, clicando aqui.
Aproveite para seguir a gente no Facebook e Instagram. Estamos sempre disponibilizando conteúdos valiosos para deixar sua viagem cada vez melhor.