Trilhas no Norte da Ilha de Santa Catarina: conheça destinos imperdíveis

As trilhas no norte da ilha são garantia de aventura e diversão, com uma paisagem de tirar o fôlego! Afinal, não é à toa que Florianópolis é considerada a Ilha da Magia. Esse lugar faz mesmo todo mundo suspirar com suas belezas naturais.

Além disso, também temos a nossa biografia construída com a valorização de nossa cultura. Seja com as artes rupestres, rendas, cerâmicas e muito mais. São tantas histórias e narrativas para você conhecer, que separamos neste texto sete trilhas no norte da ilha, que contam um pouco mais dessa trajetória inspiradora.

E claro, para garantir total diversão e segurança, não esqueça de levar os seguintes itens no seu passeio:

1. Filtro solar

2. Repelente

3. Água

4. Boné e óculos escuros

5. Roupas leves e calçados confortáveis 

Confira abaixo os destinos imperdíveis nas trilhas do norte da ilha!

 

Marina do Costão

Para começar, vamos com a trilha mais longa! Mas fica tranquilo que o seu nível é leve e ela possui poucos declives e aclives. Ou seja, é uma diversão perfeita para toda a família. 

Durante o trajeto, você percorre a extensão da Praia do Santinho, passando pelas dunas e Praia dos Ingleses, onde o mar é mais calmo. Lá, a temperatura da água é mais agradável e vai encantar os seus olhos com paisagens exuberantes. 

Além disso, é possível escorregar pelas dunas e cair direto na água! Não é incrível? De lá, você ainda pode observar as luzes do Centrinho dos Ingleses no final da tarde. Sem dúvida, uma passeio para se guardar na memória.

 

Topo do Morro dos Ingleses

Com início no canto esquerdo da Praia do Santinho, a trilha é moderada, devido as subidas e descidas nos trechos iniciais e finais.

No alto do morro, você vai encontrar um mirante de pedras com vista panorâmica das praias dos Ingleses e Santinho. Uma experiência única e claro, um destino certeiro para sua próxima vinda à Floripa. 

 

Dunas Costeiras

As Dunas do Santinho são responsáveis pela composição singular da Praia do Santinho. Com uma praia de enseada, seus montes de areia fazem desse lugar, uma atração turística. 

A área tem cerca de 91,5 hectares e é tombada pelo patrimônio natural e paisagístico da ilha. As dunas trazem a diversão garantida e por isso, você não pode deixar de conhecer essa região.

 

Volta ao Morro das Aranhas

Dentre as trilhas no norte da ilha, essa é a mais completa! Nela, é possível observar todos os ecossistemas da área, com a mata atlântica, restinga, dunas, lagoa de água doce e praias. 

São 4.500 metros de beleza pura com aproximadamente duas horas e meia de duração. O caminho de ida é feito pelo Costão, próximo ao mar. Já na volta, a paisagem é por meio das dunas. 

Há um ponto do trajeto que você encontra uma oásis: uma lagoa para mergulhar! Em muitos pontos, você pode ver o mar e o contato com a natureza deixa tudo ainda mais incrível.

 

Topo do Morro das Aranhas

Aqui, a aventura é garantida e tem ainda uma paisagem instigante. São 225 metros de altura, com vista panorâmica das praias do Santinho e dos Ingleses e das ilhas do Arvoredo e do Badejo.

Já do outro lado, é possível admirar a Praia do Moçambique, Barra da Lagoa, Lagoa da Conceição, e ainda, vê-se de longe, os morros da Praia da Armação, que ficam no Sul da Ilha.

Ou seja, de um lado você tem toda a visão do norte da ilha e do outro, o leste! Não é bacana? 

O percurso da subida é íngreme e vai pedir um pouquinho do seu fôlego. A caminhada tem alguns trechos de pequenas pedras. Mas em sua maior parte, é terra batida.

 

Praia do Moçambique

A caminhada por essa praia permeia os três costões: Ponta das Aranhas, Ponta do Lageado e a Ponta do Calhau Miúdo. A praia de Moçambique é banhada pelo Oceano Atlântico e uma das mais belas praias de Floripa. 

Tem 12,5 km de extensão. Seu mar é agitado e é necessária cautela na hora de banhar-se. Ótimo lugar para relaxar e curtir a vista. Já para quem gosta de surfar, essa é a sua praia no norte da ilha. 

 

O Caminho Ecológico

Com percurso que dura cerca de uma hora e meia, a caminhada é leve e recomendada para toda a família. Como é uma área de preservação, é lindo observar a fauna e flora do local. 

No trajeto é possível observar as inscrições rupestres, com as marcas dos povos que datam, aproximadamente, cinco mil anos de história. O que faz desse lugar um museu arqueológico a céu aberto. Com certeza, um destino que vale a pena conferir. 

E então, o que achou de conhecer mais sobre as trilhas no norte da ilha? Para ficar pertinho de todos esses destinos e belezas naturais, conte com o Palace Praia Hotel. Aqui, você tem serviço de qualidade, para relaxar muito quando voltar de suas aventuras! Entre em nosso site e faça a sua reserva.