Ecoturismo em Santa Catarina: veja dicas e roteiros

Com o urbanismo das cidades e avanço da tecnologia, podemos, muitas vezes, nos vermos cada vez mais distantes da natureza e da sensação de tranquilidade que ela nos passa. Por isso, o ecoturismo em Santa Catarina – e em todos os outros lugares – é uma forma importante de te conectar com o meio ambiente.

Os momentos de contemplação e interação com a natureza são muito importantes para a nossa saúde e bem estar. Uma caminhada na praia, passear entre as árvores ou ouvir o som das ondas do mar.

Mesmo que não estejamos conscientes desse fato, o nosso corpo responde positivamente próximo a natureza, trazendo muitos benefícios. No artigo abaixo, vamos falar um pouco mais sobre o ecoturismo em Santa Catarina, visando contribuir com os seus bons momentos. 

Continue a leitura e confira!

O que é ecoturismo?

Podendo também ser chamado de turismo ecológico ou turismo de natureza, esse tema diz respeito a toda atividade que faz uso do patrimônio natural e cultural de maneira sustentável. Preservando o meio ambiente para promover consciência e aprendizado sobre a questão. 

Quais são os tipos de ecoturismo?

Dentre os mais diversos tipos de atividades que envolvem esse tema, encontramos os seguintes abaixo:

  • Turismo de baixo impacto;
  • Turismo ambiental;
  • Turismo de selva;
  • Turismo de aventura;
  • Turismo cultural;
  • Turismo rural;
  • Turismo científico.

Existem ainda outros tipos de turismo nessa modalidade. Porém, falaremos neste texto sobre o Turismo de Aventura, um dos que fazem mais sucesso pelo mundo.

Esportes de aventura e ecoturismo

Os esportes são um prato cheio para quem curte aventura, e melhor ainda se puderem ser praticados por todos, abrangendo diferentes públicos. São diversos estilos, capazes de trazer uma experiência única na hora de viajar.

Abaixo listamos algumas atividades:

Mergulho de snorkel

Uma ótima forma de estar mais atento à respiração e conhecer um pouco mais sobre o vasto universo embaixo d’água, o mergulho possibilita exploração marítima. E através dela, observamos a beleza e importância da vida em todas as suas formas e cores.

Surf

Com um bom instrutor e uma prancha na mão, podemos começar essa atividade de sensação inigualável. Quem curte uma onda com brisa do mar garante que não há nada parecido com a sensação de surfar. 

É um exercício cheio de adrenalina e que nos conecta com a natureza. Para os iniciantes, é possível começar com treinos na areia para dominar as técnicas de equilíbrio e nado.

Arvorismo

Essa modalidade permite ao aventureiro explorar a mata pelas alturas! Com trilhas conectadas às árvores, trabalhando o equilíbrio, é possível observar o meio através de um novo olhar. Explorando a área sob uma nova perspectiva. 

Por se tratar de uma atividade que envolve um certo risco, é importante estar com uma equipe treinada supervisionando tudo, além dos equipamentos de segurança.

Sandboard

Você sabia que Florianópolis é perfeita para a prática de sandboard? Muita diversão e adrenalina envolvem essa prática. Afinal, descer as dunas em cima de uma prancha deve render boas lembranças!

Essa atividade pode ser realizada por qualquer pessoa, e caso você ainda tenha muito medo, pode até mesmo descer sentado e ir experimentando aos poucos essa aventura. 

Ecoturismo: Veja alguns passeios integrados a natureza para fazer em Santa Catarina

Com imensa diversidade e belas paisagens que envolvem todo o território catarinense, do litoral à serra, é possível observar climas e vegetações distintas.

Seja entre montanhas, dunas, praias, cachoeiras e muito verde, o ecoturismo e esportes de aventura estão muito presentes no estado. Seja com rafting, pesca, tirolesa, escalada, slackline, mountain bike, trilhas, rapel, caiaque, canoagem ou cavalgada.

Praias de Florianópolis

Águas cristalinas, praias paradisíacas, surf ou simplesmente contemplar um nascer ou pôr do sol numa ilha que preserva a natureza mesmo sendo uma cidade com centro urbano. Floripa foi tombada como Patrimônio Arqueológico e Paisagístico Nacional pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, por conta das diversas inscrições rupestres que datam de 3.500 a. C. espalhadas pelo local.

Serra Catarinense

Outra área bacana de se conhecer no estado são as serras. Se você curte um friozinho e práticas como trekking, rapel, canyoning, mountain bike, tirolesa, vai amar conhecer a região. São vários atrativos que você pode conhecer pelos municípios como cachoeiras, cânions, grutas e mirantes. Em alguns períodos, é possível até ver neve!

Ficou com vontade de vivenciar a natureza em suas diversas formas? Santa Catarina tem tudo para você. Não deixe de conhecer as praias da ilha da magia e marcar a sua hospedagem conosco. Você pode realizá-la através do nosso site. Clique aqui e programe as suas próximas férias!