Viagem de carro: dicas para um passeio tranquilo

As férias de Julho estão chegando e a onda da viagem de carro em família também.

Essa forma de transporte é maravilhosa para ir conhecendo os locais ao redor e evitar as aglomerações dos aeroportos ou rodoviárias, com uma das maiores vantagens que é poder fazer o próprio horário, de acordo com a rotina dos viajantes.

Porém, para que todo o passeio seja prazeroso e com o mínimo de imprevistos possíveis, é importante que se tenha atenção em alguns detalhes.

Confira abaixo as orientações que o Palace Praia Hotel trouxe para que você possa aproveitar uma viagem de carro com tranquilidade.

 

1 – Escolha do veículo

No momento de escolher um carro para alugar, leve em consideração o quão econômico é o gasto de combustível e o conforto do automóvel.

Seja nos casos de transporte alugado ou próprio, certifique-se que a manutenção e documentação estejam em dia, isso evitará transtornos que poderão acabar com o passeio.

 

2 – Planejamento

Faça uma lista de tudo o que precisa ser definido até o dia da viagem de carro, desde o destino, data, horário de saída e o que levar na mala.

O planejamento é o primeiro passo para evitar imprevistos e estresses durante as férias.

Lembre-se também de fazer uma cotação de gastos, incluindo os gastos com o veículo (manutenção, combustível, estacionamento, pedágio), e o custo das paradas, alimentação, hospedagem, dentre outros.

A viagem de carro com crianças requer ainda mais planejamento e cuidado, uma vez que os horários da sua rotina precisam ser mantidos o máximo possível e é essencial que elas alimentos sempre a sua disposição, permaneçam relaxadas, confortáveis e entretidas.

 

2 – Faça um roteiro prévio

Definir um destino e fazer o planejamento prévio da viagem de carro é indispensável, afinal a distância e locais que você percorrer irão influenciar diretamente nos demais detalhes das férias.

Utilize o Google Maps ou sistema de GPS para fazer um mapeamento de todo o percurso, destacando os locais de paradas para comer, descansar e abastecer o carro.

Lembre-se de reservar o hotel com antecedência, pois não tem nada pior do que chegar cansado e ainda ter que encontrar um lugar para ficar.

 

3 – Leve petiscos para beliscar durante a viagem de carro

Você não terá restaurantes e mercados disponíveis durante todo o percurso na sua viagem de carro, além de acabar se atrasando com paradas de maior periodicidade maior do que a planejada.

Sendo assim, se prepare antecipadamente e garanta os aperitivos, não deixe de acrescentar frutas e alimentos saudáveis para diminuir os riscos de intoxicação, mas vale acrescentar as comidas preferidas da família também.

 

4 – Cuidado com o cansaço ou excesso de cafeína

A segurança de todos é prioridade! Então, garanta que a pessoa que ficará na direção esteja bem descansada e deixe-a livre para escolher o melhor horário de estar na estrada.

Mesmo assim, faça paradas estratégicas para que todos possam descansar e esticar as pernas, não hesite em passar a noite em um hotel no caso de viagens mais longas.

Além disso, controle o consumo de cafeína ou estimulantes, a alteração de humor por causa dessas substâncias pode acabar colocando a segurança de todos em risco.

 

5 – Selecione as músicas preferidas da família

Agora que está tudo planejado e calculado chegou o momento de garantir a diversão da família, afinal, férias é para ser prazerosa e ter descontração.

Faça uma playlist especial com as músicas preferidas de todos os passageiros e motoristas para manter o tédio bem longe e garantir que todos possam relaxar.

 

6 – Organize o veículo

Evite levar mais itens do que necessário e organize o espaço antes de sair, isso deixará o carro mais confortável, essencial para um momento de lazer, cujo o principal objetivo é relaxar e fugir do estresse do dia a dia.

 

7 – Busque atividades que envolvam toda a família

As férias é um ótimo momento para tirar um momento exclusivo para aqueles que mais se ama, mas que no dia a dia pouco se convive.

Então, busque atividades interativas, como:

  • Contação de histórias;
  • Cantorias;
  • Leve papel e lápis para fazer desenhos;
  • Contar piadas;
  • Fazer caça-palavras;
  • Colocar podcast para toda a família;
  • Colocar um filme para todos no dispositivo eletrônico.

 

Deixe a criatividade fluir e permita que as crianças participem do planejamento também!

Gostou desse conteúdo? Então não deixe de nos acompanhar no Instagram e Facebook para mais informações como essa!